É longo o período de desenvolvimento de um destino turístico desde a descoberta até a sua consolidação. O que quero dizer com isso, é que não se forma um destino turístico com ações atropeladas. Para um destino com potencial ecoturístico se efetivar, é necessário que cada uma das etapas seja respeitada e criteriosamente trabalhada. Planejamento, pesquisas, planos e ações são paulatinamente executados com o intuito de responsavelmente construir uma marca de turismo sustentável ideal.
Quando fui convidado para conduzir o Projeto Conheça Baixio, tive a clara visão de que um longo caminho deveria ser trilhado, por outro lado, também fiquei empolgado com a certeza de que juntamente com a PRIMA Empreendimentos faríamos parte do futuro promissor deste maravilhoso lugar.
Quando fui convidado para conduzir o Projeto Conheça Baixio, tive a clara visão de que um longo caminho deveria ser trilhado, por outro lado, também fiquei empolgado com a certeza de que juntamente com a PRIMA Empreendimentos faríamos parte do futuro promissor deste maravilhoso lugar.
Baixio é um destino turístico com vocação principal para o ecoturismo. Os trabalhos que estamos realizando seguem passo a passo as fases necessárias para a consolidação do turismo sustentável.
O projeto Conheça Baixio é mais uma iniciativa inovadora da PRIMA Empreendimentos que de maneira profícua vem exercendo um papel fundamental para a melhora da qualidade de vida no litoral norte da Bahia. Como parte importante do Plano Baixio, o Projeto Conheça Baixio se desenvolve coadunado com os demais projetos socioambientais, propõe uma série de ações com significativos impactos positivos para o meio ambiente e proporciona resultados socioeconômicos para a região através do turismo.
Não medimos esforços para aplicar em Baixio todas as ferramentas possíveis em prol do desenvolvimento responsável do turismo. Temos a receptividade e o apoio da comunidade que, ciente do seu papel, contribui como protagonista e colhe os frutos obtidos.
Dentre as diversas fases destacamos algumas importantes:
- Pesquisa, diagnóstico e planejamento.
- Inauguração do Resortinho Escola.
- Treinamento de condutores locais.
- Criação de diretrizes de visitação.
- Proteção ambiental através de fiscalização, conscientização e redução dos riscos de danos ambientais.
- Criação do meliponário(Programa de visitação das Abelhas Uruçu).
- Elaboração de programas de visitação, trilhas ecológicas e roteiros visando a maior permanência do turista no povoado e diversificação dos atrativos causando menor pressão nos atrativos mais visitados.
- Mudança no perfil do turista através da oferta de produtos diferenciados, promoção, requalificação dentre outras ações.
Algumas das ações que seguem:
- Atualização constante dos planos e projetos.
- Programa de educação ambiental, projetos ecológicos.
- Curso de condutor de visitantes
- Cursos de primeiros socorros.
- Efetivação da infraestrutura de apoio turístico no atrativo Lagoa Azul.
- Reforço das praticas ambientais positivas nas atividades cotidianas.
- Comercialização de programas turísticos, passeios ecológicos e cobrança de taxa de visitação para os atrativos.
Convidamos vocês para conhecer Baixio, aqui teremos em breve um destino ecoturístico referência positiva no estado da Bahia. Venha interagir com a comunidade, experimentar os sabores da vila, pisar nas dunas e banhar-se nas lagoas de águas cristalinas. Baixio é repleto de belezas naturais, gente bacana, fauna e flora conservada, tudo com a qualidade e segurança dos programas Bahiaventura. A sua visita vai contribuir na construção do destino sustentável do litoral norte.
Lindo demais!
ResponderExcluir